quinta-feira, 17 de março de 2011

Eu me odeio, o retorno

Apesar de ter jurado, quase de pés juntos, que não iria ao Paraguai, acabei cedendo. Têm uma modalidade de tour por aqui em que uma van leva, DE GRAÇA, até Ciudad del Leste, colam um selo na gente, e pronto. A comissão do que comprarmos vai para a agência que nos leva para lá.

São vans para umas 15 pessoas, e sempre vão lotadas. Fazem isso também para o Duty Free da Argentina.  Felizmente, peguei o passeio que sai às 18h de Foz, chega umas 19h em Ciudad del Leste, e volta umas 20h30. Um horror! (https://picasaweb.google.com/miriamkeller/CiudaddelEste16032011?feat=directlink). Aquela cidade só está mais feia e suja.  As lojas mesmo fecham umas 15/16h.  A opção para mais tarde são uns shoppings meia-boca.  Para minha sorte, i.e., para não me estapear de monte, encontrei o protetor para meu iphone (película protetora) que não encontrei no Duty Free argentino e no Brasil é bem caro.

As lojas do tal shopping, como a grande maioria das de rua, são de libaneses.  Se a gente compra com cartão, mesmo que no débito, algumas lojas querem tascar 8% de acréscimo. Além disso, o atendimento é bem ruinzinho mesmo.  Há vários brasileiros trabalhando por lá. Minha teoria: ou moram por lá ou não têm competência para trabalhar aqui ou na Argentina, pois são bem ruizinhos também (gente preguiçosa, desanimada, essas coisas).

Bom, conheci um casal baiano simpaticíssimo, trocamos umas ideias, o que aliviou a espera da volta - imaginem se não terminei minhas compras 20 minutos depois de chegar, aí comi uma empanada com Coca, já que o lanche em Itaipu foi terrível. E lá se foram quase 30 minutos esperando o resto do grupo para voltar para a Pousada.

Agora o mais estranho: esse casal, bem informado, viajado, estava há dois dias em Foz e ainda não tinha visitado as cataratas.  Achei que falaram com mais entusiasmo das compras do que da possibilidade de rever (a mulher já esteve por aqui há uns 30 anos) as cataratas.  Tem algo muito errado na atual estratégia de turismo daqui.  Se fecharem as portas do Paraguai amanhã, acho que o turismo cairia drasticamente.

Hoje parto. Como diz minha amiga Ana, bom ir, melhor ainda voltar.  Chego em casa bem tarde, mas ainda vou ter um almoço especial no Parque das Cataratas.  Será um ótimo fecho para uma ótima viagem, que superou qualquer expectativa que eu tivesse.

Adorei isto aqui!  Quem puder, venha. Um patrimônio da Humanidade como poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UA-16531395-2