quarta-feira, 16 de março de 2011

Por que me ufano - II


Já que estava lá mesmo, voltei depois de 40 anos, não sei se volto de novo, resolvi visitar o Refúgio Biológico de Itaipu.  Parte do programa de preservação, educação, respeito ao meio-ambiente da empresa.

Eles mantêm cientistas, biólogos, veterinários trabalhando para reintroduzir animais em extinsão em seu habitat original.  Segundo informam, salvar não é o mais difícil, ou realizar a reprodução, a reinserção é a prova de fogo.  De novo, tudo muito bem organizado, tudo muito explicadinho, e a gente animais que foram maltratados, quase aleijados, ali, sendo tratados e recuperados. Não é um zoo, mas um grupo de animais, alguns de espécies em extinção, que estão em viveiros mais que apropriados, sendo cuidados e estudados para seu bem e o nosso também.  Jacarés do papo amarelo, gavião-rei, harpia, macaco-prego, onça pintada, e por aí vai.  De novo guias falando em português e espanhol.  A flora também é muito cudiada: o reflorestamento foi intensivo e redentor.  As trilhas por que passamos são feitas em volta das árvores existentes, elas não foram retiradas, quem caminha desvia.  Guias preparados para explicar, esclarecer. Sempre há perguntas inusitadas, mas estão bastante preparados.

São 2 kms de caminhada, num calor impressionante, mesmo entre árvores.  Vi também telhados de grama (já tinha visto isso no SESC do Pantanal), telhados de água, para manter o ambiente fresco e utilizar o mínimo de ar-condicionado.  Aquecimento solar.  Enfim, tudo que podem poupam, reutilizam, adaptam, reciclam.

Não diria que é algo tão bonito e mágico quanto o Parque das Aves (post Dois dias perfeitos), mas o compromisso, a conscientização, o respeito, a visão são emocionantes.

Somos levados até a trilha e dela trazidos para o centro de visitantes por um trenzinho bem confortável.  Também neste passeio, metade brasileiros, metade estrangeiros.

Um prazer ver coisa bem-feita por aqui.

Este é o link para o posto anterior e para este.
https://picasaweb.google.com/miriamkeller/Itaipu16032011?feat=directlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UA-16531395-2